Powered By Blogger

domingo, 2 de maio de 2010

Resenha: Procurados pela NET - O uso da rede social como ferramenta de seleção de pessoas

Artigo: Procurados pela NET: O uso da Rede Social como ferramenta de seleção de pessoas.

Autoras: Maria Helena Bernardo Myczkowski, Ana Cristina Magalhães Di Giacomo Minervino e Mariléa Carvalho de Oliveira Viebig.

Resenha: Paulo Vitor Targa - 4º ano RP (Noturno)

O artigo apresentado no Intercom 2009, “Procurados pela NET: O uso da REDE SOCIAL como ferramenta de seleção de pessoas”, apresenta uma análise sobre a evolução e popularização das redes sociais, em especial no Brasil, e a sua contribuição estratégica para a seleção de pessoas.

As autoras iniciam o artigo apresentando uma informação já revelada por diferentes estudos sociais, ressaltando que o ser humano possui a necessidade de se comunicar, de se relacionar e de interagir com o meio em que vive, pois por meio da participação e do envolvimento, conseguirá se identificar com grupo em que está inserido.

Para que o ser humano possa se relacionar, o mesmo fará o uso de diferentes veículos e ferramentas de comunicação e, desde a sua popularização, a Internet é considerada umas das principais ferramentas de comunicação para qualquer pessoa ou organização, uma vez que apresenta características como a agilidade e a interatividade.

Diante de tal popularização, as redes sociais atingiram as mais diferentes faixas etárias, assim como o ambiente organizacional, possibilitando a realização da comunicação de maneira muito mais ágil e eficiente.

Na era digital, os grupos sociais passaram a ser muito mais informais, formados por espontaneidade e por meio de afinidades entre os participantes, trazendo uma nova realidade, pois diversos desconhecidos passaram a interagir e trocar informações.

Durante os últimos anos, inúmeras redes sociais surgiram com a proposta de unir desconhecidos e fazer que com os mesmos passassem a interagir. Como exemplo, podemos citar o Orkut, o Twitter, o MySpace, o Facebook, o Last.fm, entre outros. É importante destacar que o Brasil sempre liderou o ranking de participação nas redes sociais. No Orkut, por exemplo, 75% dos perfis são brasileiros.

Com o passar do tempo, as empresas e os setores de recursos humanos começaram a perceber a importância que as redes trariam para a seleção de pessoas, justamente pela grande penetração e agilidade. Por meio das redes sociais, é possível conhecer os interesses, os amigos e o comportamento dos candidatos em diferentes situações, além de poder divulgar sem custos, a vaga ofertada para um grande número de pessoas.

A Internet e as redes sociais auxiliam no recrutamento de pessoas, pois é possível fazer uma análise aprofundada e muito rápida sobre a pessoa em questão, sendo possível também checar algumas informações fornecidas na entrevista e no envio do currículo.

Para ilustrar a importância do tema, as autoras apresentam dados relacionados à temática, informando que um em cada cinco executivos, procura na web as informações sobre os candidatos e que 59% desses, admitem que os dados podem influenciar no momento da contratação.

Além disso, ressaltam que 25% das responsáveis pela contratação de pessoas já rejeitaram candidatos com base em informações obtidas em redes sociais e que em 13% dos casos, o RH optou por contratar pessoas depois de informações divulgadas em redes sociais.

O que se pode concluir com o artigo apresentado é que hoje em dia, a seleção de um candidato não é restrita simplesmente ao envio do currículo e a entrevista realizada, pois com a popularização da Internet e das redes sociais, todas as pessoas se tornaram públicas, sendo possível o acesso a diferentes informações não fornecidas na entrevista, ajudando no processo de seleção de pessoas.

Avaliação do artigo: A temática é bastante importante para as Relações Públicas, uma vez que podemos representar organizações e/ou pessoas públicas em redes sociais e também estarmos sujeitos a tais situações, porém, o artigo não apresenta uma análise aprofundada sobre a teoria e sobre a idéia apresentada.

Não há a realização de um estudo de caso ou de entrevistas que comprovem a veracidade das informações e da importância atribuídas às redes sociais para a seleção de pessoas. Além disso, o artigo apresenta como exemplo único o Orkut, mas hoje em dia, é possível identificar inúmeras outras redes sociais que evidenciam diferentes informações sobre uma pessoa.

A temática principal do artigo, as redes sócias na seleção de pessoas, é pouco explorada pelas autoras, sendo muito mais extensa a parte introdutória do texto, falando sobre a comunicação, a Internet e sua popularização no mundo.

Portanto, conclui-se que a temática do artigo é bastante interessante e importante para a área de Relações Públicas, porém é tratada de forma superficial e simplificada no texto, não aprofundando a teoria, nem trazendo exemplos concretos sobre a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário