Powered By Blogger

terça-feira, 27 de abril de 2010

O blog como ferramenta estratégica para a comunicação organizacional num momento de crise: um ensaio sobre o Blog da Petrobras - Juliana Escobar - Emb

Resenha: Lucas Crivelari Fortes – 4º ano – RR.PP. - noturno

Levando em consideração a atual realidade da comunicação virtual como uma importante vertente no mercado, a autora inicia o artigo colocando importantes conceitos a respeito do blog como ferramenta de comunicação organizacional e institucional.

Coloca ainda três principais características do blog:

1) Facilidade e agilidade para publicação de conteúdos;

2) Disposição dos posts (conteúdo) em ordem cronológica inversa;

3) Data, hora e autor de cada post registrados automaticamente.

Além dos aspectos técnicos, os blogs possuem diferencias no âmbito da comunicação como a interatividade e personalização, ambos possíveis a partir do momento da dinâmica proposta nessa ferramenta virtual, a qual possibilita a livre escolha do conteúdo, tema e nível de interatividade com seus diferentes públicos.

A autora do artigo ainda coloca algumas classificações para esta ferramenta virtual:

· Organizacional auto-reflexivo;

· Organizacional informativo interno;

· Organizacional informativo;

· Organizacional reflexivo.

É o conteúdo que define qual vai ser o objetivo principal do blog, conseqüentemente a forma que vai ficar disposto ao público e como serão exploradas e utilizadas as potencialidades tecnológicas do blog.

Juliana Escobar traz no artigo o que o blog corporativo da Petrobrás – Fatos & Dados trouxe de novo em termos de comunicação institucional analisando o conteúdo postado no blog em seus primeiros dez dias de vida, período de 2 a 11 de junho de 2009.

Na referida época a Petrobrás enfrentava uma eminente possibilidade de crise com a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar atos da empresa, esta decidiu quebrar alguns paradigmas e premissas básicas da comunicação institucional em crises, postando durante dez dias as perguntas e questionamentos enviados a assessoria de imprensa da organização, por jornalistas de importantes veículos de comunicação de massa como, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense e jornal O Globo.

Tal atitude foi inovadora no âmbito da comunicação à medida que criou se uma comunicação direta entre a Petrobrás e seus públicos, dispensando totalmente o intermédio da imprensa, além disso, esta estratégia de comunicação ainda foi inovadora quando deixando de lado o intermédio da imprensa, as informações transmitidas não passaram por nenhum tipo de edição ou até mesmo posicionamento tendencioso da imprensa.

A imprensa diante do caso sentiu se ofendida e criticou o posicionamento da Petrobrás, quando neste caso perdeu seu valor e papel de intermediar e transmitir informações. Sendo assim após seu décimo dia o blog mudou suas estratégias de atualização e comunicação, passando a postar informações referentes às perguntas da imprensa apenas após a veiculação da notícia

O blog ainda trouxe em seu conteúdo informações recentes sobre a organização como, por exemplo, a recém descoberta camada de pré-sal, tal característica de conteúdos tornou o Fatos & Dados um dos blogs corporativos mais visitados no Brasil.

Ao final do artigo Juliana Escobar pondera e coloca a inovação e ousadia da Petrobrás frente á uma possível crise, se antecipando a mídia e transparecendo informações diretas aos seus públicos, porém com a reação adversa da imprensa a organização vê como prejudicial uma indisposição e prioriza por um bom relacionamento com a mesma, alterando suas estratégias de comunicação.

Um comentário:

  1. A uitlização de mídias sociais, como o blog, para intermediar a relação com os públicos é algo real e que foi demonstrado pela Petrobrás como uma forma de antecipar os questionamentos da sociedade.
    A problematização com a imprensa deve ser analisada com cuidado, dado que a ferramenta pode trazer uma quebra no bom relacionamento entre as Assessorias de Imprensa e as Redações jornalísticas, o que pode gerar falta de credibilidade para a empresa, causando trasntornos futuros.

    ResponderExcluir