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terça-feira, 27 de abril de 2010

BLOGS CORPORATIVOS: instrumentos de Relações Públicas para a eficácia da Comunicação Organizacional - Profª. Ms. Ana Lattanzi - (Lohanna - Matutino)

O ambiente globalizado obriga as organizações contemporâneas a se inserirem cada vez mais no mundo digital, fazendo com que seu planejamento estratégico corporativo seja alterado para contemplar ações de comunicação antecipadas, intensificando a produção de mensagens adequadas, pontuais para seus públicos prioritários.

Este cenário tem-se sustentado e é amplamente incrementado, na medida em que os públicos consumidores passam a requisitar a satisfação de suas necessidades. Com isso, recorrem-se sempre à inovação para sobrevivência no mercado das organizações modernas.

Nota-se, entretanto, que atualmente falta o conhecimento de como utilizar estes instrumentos tecnológicos em prol da organização e da promoção da sua imagem.

Neste contexto o referente artigo tem como objetivo principal refletir sobre a utilização dos blogs corporativos como instrumento de Relações Públicas para o posicionamento da organização frente aos seus públicos.

A comunicação, portanto, vem sendo hoje um facilitador, ou como a autora classificada, a protagonista, que com suas ferramentas estratégicas, irá criar mecanismos que satisfaça os anseios dos públicos prioritários, em função da construção de uma reputação institucional positiva. Para que isso seja possível, as organizações necessitam ter a consciência de que qualquer ação planejada ou ações tomadas refletirão, em certa medida, no ambiente externo e, em conseqüência, serão sentidos também internamente.

Este cuidado torna-se crucial com o crescimento da utilização da internet, considerada atualmente o meio de comunicação do novo século, ou seja, estar inserido no meio virtual ao contrário do que Ana Lattanzi relata em seu artigo, não é mais um diferencial competitivo e sim algo fundamental para a sobrevivência da sua organização no mercado.

No mundo virtual, a comunicação expande-se em velocidade, as informações chegam de forma rápida e instantânea, não dando espaço para ações equivocadas, além de permitir uma interatividade com o público alvo.

“Esse cenário contemporâneo, no qual as transformações são condições imperativas e os fluxos de comunicação têm como suporte as conexões das redes digitais, nada mais imperativo do que desempenhar um esforço de reconfiguração das atividades de comunicação, especialmente, aquelas que se destinam a comunicar algo a um público específico” (LATTANZI, 2009: 4).

Nesses termos, as ações de Relações Públicas se configuram como um dos pilares de transmissão e sustentação dos valores, missão e códigos de éticas das instituições no mundo globalizado e altamente competitivo: “o importante, para uma organização social, é a integração de suas atividades de comunicação, em função do fortalecimento de seu conceito institucional, mercadológico e corporativo junto a todos os seus públicos” (KUNSCH, 2003:112).

Neste caso, os blogs corporativos são os dispositivos disseminadores, em função da potencialidade de repercutir os discursos organizacionais e ser parte do cotidiano dos públicos prioritários. Com isso, o profissional de Relações Públicas, bem como qualquer profissional de comunicação capacitado, utiliza os blogs corporativos como ferramenta que irá disseminar informações relevantes aos públicos da organização, a partir da produção discursiva, criando desta forma, circuitos comunicativos que estabelece uma coerência entre a organização e os públicos prioritários.

Vale ressaltar que esta produção discursiva da organização é considerada uma das táticas mais importantes para asseguração das mensagens destinadas aos públicos prioritários. A partir da disseminação das informações, as organizações atingem um nível de engajamento dos públicos que se torna fundamental para a existência e manutenção do diálogo institucional.

Os profissionais de Relações Públicas, portanto, devem estar atentos para a construção desse discurso institucional, já que os mesmos fortalecem a marca da organização, fazendo com que esta se destaque e se mantenha em um ambiente globalizado altamente competitivo.

Em muitas organizações os blogs são utilizados para transmitir esse discurso institucional, além de, ser um espaço de interação com o seu público que permite ter uma noção da sua visibilidade e da sua reputação organizacional. Também, têm servido como espaço para publicação dos pontos de vista e defesa de acusações, procedentes ou não, por parte da imprensa de massa.

Algumas marcas como a Adidas e a Melissa, construíram blogs para fomentar a participação dos consumidores no seu processo produtivo. Lá, as empresas têm a possibilidade de travar diálogo com seus públicos prioritários, direcionando e propagando o seu discurso em favor da construção de relacionamento.

Apesar das inúmeras vantagens de se criar um canal que expõem o seu discurso institucional, fomenta uma interação com os seus públicos prioritários e, estreita o relacionamento com os mesmos, criar um blog corporativo, ou qualquer outra ferramenta destinada à comunicação, deve ser considerado com muito critério. De nada adianta a criação pela criação, é imprescindível a determinação do seu objetivo e a manutenção periódica de qualquer instrumento de comunicação, principalmente a digital.

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