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terça-feira, 6 de abril de 2010

Resenha - Nayara Mello (noturno)

Blogs corporativos: instrumentos de Relações Públicas para a eficácia da Comunicação OrganizacionalPor - Profª Ms. Ana Lattanzi


Os blogs corporativos se apresentam hoje como alternativa eficaz e de fácil acesso pelos públicos prioritários das organizações de sucesso no atual contexto mercadológico.

Atualmente, as grandes empresas, e as não tão grandes assim, procuram estabelecer um planejamento estratégico, afim de, contemplar ações antecipadas de relacionamento e soluções de crises, que não sejam apenas reativas.

Hoje em dia, o cenário empresarial apresenta-se em constante transformação, dadas as evoluções tecnológicas que estão servindo, entre outros propósitos, para manter as pessoas cada vez mais próximas. Para as empresas, em geral, tem sido amplamente incrementado, na medida em que os públicos consumidores passam a requisitar a satisfação de suas necessidades.



A participação das organizações em questões, que outrora, eram de responsabilidade essencial do Estado, contribuiu para que se aumentasse o nível de comprometimento destas com o bem-estar social, fazendo imprescindível creditar um papel de suma importância à comunicação, no sentido de criar mecanismos que satisfaçam as expectativas de seus mais variados públicos, desde clientes aos fornecedores em face da construção de uma reputação institucional positiva.

O crescimento exponencial da utilização da internet como meio de comunicação faz com que a análise cuidadosa do ambiente empresarial torne-se crucial, pois a comunicação se expande em uma dada velocidade que não deixa margem para ações equivocadas, neste quadro, a utilização de dispositivos de comunicação digital se torna um diferencial competitivo
Atualmente, somam-se 22 milhões de usuários de internet com banda larga, boa parte de número pode se mostrar líderes de opinião e influenciar as demais pessoas, de forma positiva ou negativa, dependendo de quais informações foram absorvidas por estes, por isso a importância de se destiná-las considerando a capacidade de intervenção das opiniões na imagem e na reputação organizacionais.

A produção discursiva das organizações configura um dos fatores mais importantes para assegurar que o conteúdo das mensagens destinadas aos públicos prioritários atinja um nível de engajamento destes, e se torna fundamental para a existência e manutenção do diálogo institucional.

Comunicando valores institucionais, acaba-se por fortalecer a marca em um ambiente altamente competitivo onde o diferencial está no estreitamento de laços e constituição de identidades.
Na criação de um blog corporativo, deve-se levar em conta os aspectos mais básicos propostos na criação dessa ferramenta como a versatilidade, a linguagem simplificada, a acessibilidade e a capacidade de interatividade, essa última é de fundamental importância, pois proporciona o feedback necessário para a melhoria contínua dos relacionamentos empresa x públicos.
Algumas estratégias servem para ampliar ainda mais os benefícios do uso da internet como fonte de informação para os públicos específicos. Usar sempre de transparência, para criar uma imagem de confiança, velocidade e boa acessibilidade, e principalmente a antecipação da informação.

Usando como exemplo algumas marcas grandes como a Adidas e a Melissa, que construíram blogs corporativos para fomentar a participação dos consumidores no seu processo produtivo, e acabaram garantiram maior participação, que gera maior feedback para ambas.As organizações atuais que desejam fortalecer o seu conceito junto de seus diversos públicos podem usar a internet como forma eficaz para estreitar relacionamentos e garantir o feedback necessário para a manutenção de seus aspectos positivo.

2 comentários:

  1. A prerrogativa da utilização das empresas pelos blogs corporativos é bem interessante. Deve-se ater à linguagem que se pretende utilizar, quais os públicos, a linha de pensamento que será abordada no veículo. Aliás, toda e qualquer mídia de relacionamento deve propor a informação e buscar a realimentação, de modo que não seja uma ferramenta com um fim em si mesma, mas que busque a comunicação em rede.

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  2. E mais Carlão... Quando você seleciona seus públicos prioritários e utiliza ferramentas de ralacionamento de forma direcionada, como no caso do blog corporativo, você abre brechas pra que ele sinta-se parte da organização. Nesta interação público X organização, intermediada por ferramentas que facilitem o feedback (como o blog e outras mídias sociais),é que pode-se moldar uma empresa de acordo com as aspirações de seus púbicos em geral.

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