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quarta-feira, 14 de abril de 2010

Weblogs na empresa: um guia para começar


As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ultrapassaram sua primeira década e seu ciclo de inovação tecnológico prossegue aumentando e se potencializando.
Dessa forma, por profissional de comunicação precisam verificar e compreender quais recursos disponíveis atualmente – no que diz respeito às mídias sociais -  podem ser utilizados por sua organização de modo que esta faça um bom proveito da ferramenta e que ela seja adequada à cultura organizacional e aos objetivos da organização.

A escolha de uma empresa em se trabalhar com Blog pode ser uma decisão importante na estratégia de aprimorar o relacionamento dela com seus diferentes públicos.
Na Europa, este avanço tecnológico trouxe a necessidade de empresas se relacionarem dentro da internet com seus públicos, por isto, surgiu um nicho de mercado, no qual diversas empresas já o exploram oferecendo serviços de implementação de weblogs corporativos e das novas tecnologias.
Ao fazer a escolha pelo desenvolvimento de um weblog de uma organização, é importante atentar para alguns passos que poderão ser cruciais no sucesso desta ferramenta estratégica.
Antes de tudo, é necessário entender as plataformas que oferecem este serviço e seus custos. Existem plataformas gratuitas para criação, hospedagem e manutenção de blogs; porém, suas possibilidades dentro desta plataforma serão menores. Cabe ao profissional da comunicação entender se uma plataforma gratuita atenderá as necessidades da organização, através dos objetivos do blog e as estratégias de comunicação no blog.
Também é necessário compreender a real necessidade de uma empresa em possuir um blog. Ela precisa pesquisar para saber se seus públicos de interesse utilizam a internet como meio de informação sobre assuntos que permeiam o seu negocio e se eles lêem blogs e poderão mobilizar estes públicos a fornecer feedback (sobre seu negócio) em seu blog.
Profissionais liberais como jornalistas, designers e consultores podem ser fundamentais para uma boa estratégia e uma boa manutenção do conteúdo e da arquitetura deste espaço na internet. O weblog corporativo deve ser ter sua estratégia embasada nos objetivos de marketing e comunicação da empresa, como: reforçar ou mudar a imagem da empresa, apoiar o lançamento de um produto ou serviço, estruturar a comunicação externa, estabelecer comunicação on-line com os públicos internos e externos e divulgar e apoiar a realização de eventos.
Quem deseja investir em um blog corporativo deve estar atento sobre como seu negócio é tratado na internet; monitorando outros blogs do mesmo segmento e demais mídias sociais. Devem ser analisados fatores tais como: Publicações em outros blogs (freqüência, tipo e qualidade), feedback, fontes, estruturas, etc.
Por fim, inicie este trabalho de forma gradativa, assim como os investimentos em publicidade e marketing via internet. Primeiramente foque em publicar conteúdos de qualidade e se relacionar com seus públicos e outros blogs para tornar-se conhecido e ganhar credibilidade com o passar do tempo.

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