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quarta-feira, 2 de junho de 2010

Possibilidades da Pesquisa em Relações Públicas no espaço digital

Por: Yara Teixeira Pereira

Autora: Cláudia Peixoto de Moura

A função de Relações Públicas presume práticas e ações que estão compostas dentro de um planejamento específico, elaborado a partir das necessidades e anseios da organização. Dentre as muitas funções que o profissional pode desenvolver, a pesquisa se destaca como fonte de informações para nortear qualquer ação, para analisar a efetividade do planejamento e detectar falhas e possíveis mudanças para melhorar o processo de comunicação.

Apesar da importância da pesquisa na área de Relações Públicas, a bibliografia nacional ainda é limitada. Um número pequeno de autores dedicam partes de suas obras para sublinhar a função da pesquisa dentro da atividade e dar a ela sua devida relevância dentro do contexto comunicacional.


Dentro do processo de comunicação a pesquisa atua como uma bússola, que mostra qual é o norte traçado pelo planejamento. É claro que dentro desse processo, é possível, e mais que isso, é muito provável que possa mudar cenários e perspectivas para a organização, uma vez que essa se insere num meio econômico social dinâmico. Diante desses fatores é que se necessita de um levantamento preciso de informações para verificar se a atuação da organização está alinhada com as expectativas do mercado e dos públicos. O relacionamento é priorizado através dessa busca pela informação, pelo respeito as opiniões diversas e pela assertividade que a empresa consegue quando trabalha com seus grupos de interesse de maneira que leve suas impressões e considerações a sério. E para tudo isso o instrumento de levantamento de dados mais preciso é a pesquisa.









Dentre os variados tipos de pesquisa na área de Relações Públicas podemos citar as institucionais e as de opinião como as grandes fontes de informação. Outras pesquisas com objetivos menos amplos e mais segmentadas podem ser desenvolvidas para dar suporte às mais diversas atividades como pesquisa de clima institucional, de satisfação, de atitude, etc.

Essa especificidade se dá devido às diversas necessidades de comunicação, tanto da empresa quanto dos públicos. Saber quais são as informações a ser levantadas, de que forma, com qual objetivo, onde encontra-las e como utiliza-las para melhorar seus relacionamentos é o foco das pesquisas em Relações Públicas. Sua função base é diagnosticar, ou seja, ser capaz de levantar dados que deem subsídios para que se possa desenvolver direcionamento, analisar ações e identificar pontos conflituosos. Diante desse diagnóstico é que surge o prognóstico, que nada mais é que antecipar possíveis reações e posicionamentos dos públicos diante das ações tomadas.

E dentro dessa perspectiva, a internet vem para auxiliar o processo de comunicação. Os portais corporativos são fonte de informação com credibilidade que podem ser utilizados para levantar questões relevantes com os mais diversos públicos da empresa, sempre analisando seu perfil para saber se o instrumento está alinhado à quem ele se destina. A mídia digital pode ser desenvolvida empiricamente dentro de um processo de comunicação, transformando as mais diversas redes sociais da web 2.0 em instrumentos de análise e coleta de dados.

O desenvolvimento da pesquisa em Relações Públicas, seja no ambiente virtual ou não, tem a estruturação idêntica, sendo abrangida pela bibliografia teórica da área. O ambiente muda, mas a estrutura base não. Até porque, a parte mais massiva das bibliografias nacionais sobre a área de pesquisa são da década de 90 em diante, onde a Word Wide Web não era mais uma ferramenta idealizada, mas sim uma realidade em pleno crescimento dentro do ambiente comunicacional. Claro que serão necessárias adaptações para que não se perca a credibilidade de conteúdo, mas o trabalho empírico acompanhado de uma boa estruturação garante às pesquisas na web a seriedade que se busca ao coletar informações de qualquer grupo.

Tendo visto que a dinâmica da comunicação é tamanha que em poucos anos os profissionais de Relações Públicas ganharam fontes novas de informação em um ambiente digital, deve-se perceber que as organizações e mais recentemente mesmo os indivíduos da sociedade civil, disponibilizam informações relevantes sobre sua história e objetivos em redes sociais e portais corporativos, buscando solidificar também seu lugar no mundo virtual. É notório que hoje em dia se exige uma vida integrada à rede, onde as pessoas se encontram não mais somente para trocar idéias mas também para as mais diversificadas atividades, sejam elas profissionais ou pessoais. Ai está o grande tesouro da web 2.0, que permite que as organizações estudem seus públicos dentro de seus costumes mais específicos, e de suas necessidades mais alarmadas.

A comunicação de mão dupla é a base de relacionamentos. E nesse contexto, o meio se transforma em uma extensão das pessoas uma vez que sem contato à eles, as pessoas perdem diversas oportunidades de se fazer ouvir dentro da sociedade que está cada vez mais virtual. A vida fora do mundo virtual é limitada e a as relações sociais se ampliam e aproximam cada vez mais através da tela de um computador ou um celular, trazendo aos Relações Públicas o desafio de integrar cada vez mais a realidade virtual com as relações próximas e pessoais que as empresas necessitam para fidelizar seus públicos.

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